A História da Majora
A Majora é uma marca portuguesa de brinquedos que nasceu em 1939, pelas mãos de Mário José António de Oliveira, que durante gerações estiveram presentes no imaginário português.
Numa altura em que a Europa mergulhava no flagelo da II Guerra Mundial e inspirado por uma viagem que fizera à Alemanha, onde tinha descoberto divertidos jogos de tabuleiro, Mário começou a desenhar jogos na cave de casa dos seus pais, na Avenida Boavista na cidade do Porto. O nome Majora é inspirado no seu próprio nome – MÁrio JOsé OliveiRA.
A marca consolidou o estatuto de divertimento para as crianças com jogos como Pontapé ao Goal, Jogo da Glória, Loto ou O Sabichão que, criado em 1962, foi uma figura de destaque no catálogo da marca. D’ O Sabichão fazia parte um boneco de madeira, pintado muitas vezes pela família de Mário José Oliveira, após o jantar. Com destreza, o mesmo colocava dois pincéis numa mão, pois assim conseguia pintar duas cores ao mesmo tempo; da tinta preta nasciam os olhos, a boca e o nariz.
A criação dos jogos era sempre feita com muito secretismo, no departamento de Invenções da Majora. O desporto foi a inspiração para jogadas de dados que ficaram na memória: Volta a Portugal em Bicicleta, Rally Automóvel ou Corridas de Cavalos são títulos que marcaram uma época. Além dos jogos de tabuleiro, brincadeiras didáticas e desafios de destreza, a Majora teve ainda brinquedos, livros infantis e puzzles. Jogos simples e que as famílias podiam jogar em conjunto.
Valorizando a criatividade e qualidade dos brinquedos, a Majora trabalhou diretamente com vários criativos e ilustradores, como Gabriel Ferrão, que desenhou centenas de tabuleiros e a ilustradora Laura Costa que contribuiu para a ilustração da emblemática Coleção Princesinha entre outros títulos.As temáticas dos mais de 300 jogos didáticos categorizam-se entre desporto, geografia, história de Portugal e a cultura portuguesa.
A missão da Majora é e sempre será: fazer as crianças felizes, trazer sonhos e inspiração.
A Majora é uma marca agregadora de pessoas, de famílias, de amigos, de irmãos. Não interessa se temos 5 ou 95 anos, o importante é divertirmo-nos!
O logótipo da Majora
Construído a partir do famoso quebra-cabeças Tangram, o logótipo original da Majora representa uma criança a jogar com uma bola. Apostada em promover o tempo de qualidade entre famílias e amigos, a Majora redesenha o seu logo com novas imagens e mensagens que pretendem comunicar diversão e momentos felizes.
Neste tempo em que jogar é cada vez mais uma experiência virtual, individual e não presencial, a Majora é e continuará a ser um agregador de pessoas. Porque, além das ligações virtuais, os jogos Majora promovem ligações humanas.
Brinca comigo, joga comigo, aprende comigo, diverte-te comigo, ri comigo, imagina comigo, cresce comigo. Assim como sempre fizemos.
Majora – 77 anos a entreter os portugueses
Entre 7 de junho e 29 de setembro de 2016 a Majora convidou as famílias para uma experiência única que deu a conhecer ao público, pela primeira vez, parte do seu espólio com a exposição Majora – 77 anos a entreter os portugueses.
Dezenas de jogos de tabuleiro, coleções de livros, puzzles, jogos de destreza, cartas e ilustrações únicas que marcaram o imaginário coletivo português, revelaram como se brincava em Portugal entre as décadas de 50 e 80 aprendendo sobre desporto, geografia, História de Portugal e cultura geral, dando a conhecer um percurso de mais de 70 anos da marca.